sexta-feira, 24 de abril de 2015





 
Realengo:


Realengo é um bairro de classe média localizado entre o Maciço da Pedra Branca e a Serra do Mendanha, ao norte da denominada Zona Oeste do município Rio de Janeiro no estado de mesmo nome no Brasil. Sua delimitação atual foi estabelecida pelo Decreto Número 3 158 de 23 de julho de 1981 que o definiu em uma área de 2 605 42 hectares. Pertence à Quinta Área de Planejamento e dá nome à XXXIII Região Administrativa da cidade do Rio de Janeiro, a qual compreende os bairros de Deodoro, Jardim Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Campo dos Afonsos. Costuma apresentar as temperaturas mais altas da cidade, embora as noites de inverno sejam frequentemente frias devido à proximidade com as serras. 
Há várias versões para a origem do nome do bairro: uma delas explica que o nome origina-se da  Há várias versões para a origem do nome do bairro: uma delas explica que o nome origina-se da denominação da região no período imperial a qual era terras realengas de Campo Grande, do germânico realenga que nomeava tudo que estava longe do poder real. No entanto, segundo a tradição popular, seu nome é uma abreviatura do nome Real Engenho a qual era Real Eng, afixada sobre as placas no topo dos bondes desta região e que, com o passar do tempo, teria se tornado popularmente Realengo. Comprovadamente, as denominadas Terras Realengas têm sua origem, segundo alguns historiadores, pela carta régia de 27 de Junho de 1814, através do qual Dom João, ainda príncipe, concedeu, em sesmaria ao Senado da Câmara do Rio de Janeiro, os terrenos situados em Campo Grande chamados de realengos, porque advindos da conquista territorial pela descoberta do país. 
Bangu:

Bangu é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Sendo um bairro populoso e de vasta extensão territorial, possui divisões bem acentuadas quanto à classe socioeconômica de seus habitantes, possuindo áreas de predominância de classe média baixa. Localiza-se na Zona Oeste da cidade, sendo um dos bairros mais populosos, com cerca de 243.000 habitantes em 20117 distribuídas numa área de 4.570,69 ha. Localizado no centro geográfico do município, e limita-se com os bairros de Realengo, Padre Miguel, Jacarepaguá, Campo Grande, Senador Camará, Santíssimo e Gericinó.

Bangu 3.jpgEm 22 de novembro de 2004 o prefeito do Rio de Janeiro César Maia criou por decreto o bairro de Gericinó, desmembrando de Bangu a região onde se localizam o Complexo Penitenciário de Gericinó (na época chamado "Complexo Presidiário de Bangu"), o Lixão de Bangu e a Serra de Gericinó.1 . Importante ícone do bairro é a Fábrica Bangu, que hoje abriga as instalações do novo Bangu Shopping, inaugurado no dia 30 de outubro de 2007. Segundo o decreto lei de 7 de janeiro de 2010, n° 5.146, Art. 6º, §3º, II. O dia 8 de março de 1673 fica instituído como data de aniversário do bairro de Bangu. 8 de março é uma homenagem a data de inauguração da Fábrica Bangu em 1893, e o ano de 1673 e o ano da fundação da Fazenda Bangu.


Vila Militar:
:
Vila Militar é um bairro planejado da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. A construção da Vila teve origem, a partir de 1904, quando o Governo Federal viu a necessidade de reformar os estabelecimentos de escola militar, conduzidas pelo então Ministro da Guerra, marechal Hermes da Fonseca, durante o governo dos presidentes Rodrigues Alves e Afonso Pena, e teve colaboração do prefeito Francisco Pereira Passos. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,856, o 50º melhor da cidade do Rio de Janeiro, dentre 126 regiões avaliadas. Pode-se afirmar que a construção da Vila Militar teve origem, a partir de 1904.
A ideia seguiu no governo do presidente Rodrigues Alves, e foi conduzida pelo então Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca. Em 19 de agosto de 1907, foi nomeada uma comissão de construção da Vila Militar. Um dos membros da Comissão de construção foi Antônio Leite de Magalhães Bastos, Tenente Coronel que nasceu em Pernambuco, cujo nome deu origem ao bairro de Magalhães Bastos, vizinho à Vila Militar. Grande destaque também foi Manoel Guina, mestre de obras, português, que veio de São Paulo em busca de trabalho e foi um dos pioneiros na fundação do bairro.














Madureira:

Madureira é um bairro do Município do Rio de Janeiro. A população é basicamente de classe média , incluindo algumas comunidades carentes (favelas). Mas os destaques ficam por conta de uma imensa amplitude de linhas de ônibus e sua variedade de estabelecimentos comerciais, sendo o segundo pólo comercial e econômico da cidade e o maior do subúrbio. O bairro é famoso por ser sede das escolas de samba Império Serrano e Portela . O bairro faz divisa com Oswaldo Cruz, Turiaçu, Vaz Lobo, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Cascadura e Campinas, e tem cerca de 50 mil habitantes(embora sua população flutuante seja muito maior que isso).


 É um bairro fundamental para a economia do Município, pois sendo um bairro central, representa passagem para inúmeros bairros da zona Norte, Oeste e da própria Baixada Fluminense. Isso se confirma na quantidade de linhas de ônibus, que só fica atrás do número encontrado no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, com a vantagem de não ser base de ponto final. A força do comércio também é algo importante, sendo o segundo polo do Município. Com as obras de acessibilidade para Copa e Olimpíadas, Madureira está sendo recortada, o que provavelmente aumentará ainda mais o fluxo do comércio local.

Cristo Redentor

                                                                             Cristo Redentor em construção
                  O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro de Santa Teresa , na cidade do Rio de JaneiroBrasil. Em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida
.
Cristo Redentor atualmente